ESCLARECIMENTOS E FLUXOS

A Comissão de Avaliação e Acompanhamento de Projetos de Pesquisas - CAAPP é uma instância colegiada de natureza técnico-científica de caráter consultivo, educativa e deliberativa, que tem por principal finalidade analisar as solicitações de realização de projetos de pesquisas ou fornecimento de quaisquer informações e/ou dados técnico-científicos no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos. Tem por objetivos preservar os interesses e a integridade dos sujeitos da pesquisa, bem como da instituição enquanto coparticipante.

A CAAPP recebe os projetos de pesquisa, perguntas e solicitações de informações ou dados técnico-científicos, por meio do e-mail caapp.guarulhos@gmail.com onde se inicia o processo de avaliação.

A CAAPP trabalha para que tenhamos sempre um fluxo de trabalho produtivo, e que tudo ocorra em tempo oportuno para que a pesquisa seja realizada com sucesso!

Boa pesquisa!

INFORMAÇÕES GERAIS DE SAÚDE DE DOMÍNIO PÚBLICO

Para a solicitação de quaisquer informações e/ou dados técnico-científicos no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos, que não sejam para projetos de pesquisa:

Enviar para o e-mail caapp.guarulhos@gmail.com, a solicitação detalhada para apreciação da CAAPP. O processo de análise e a devolutiva das informações solicitadas será feita por e-mail.

PROJETOS DE PESQUISA

Para a realização de projeto de pesquisa será necessário cumprir algumas etapas até que o Secretário(a) da Saúde (Gestor(a) da Instituição), AUTORIZE EFETIVAMENTE o início da pesquisa de campo.

1. O Pesquisador deve enviar E-MAIL contendo o projeto de pesquisa ou solicitação para caapp.guarulhos@gmail.com.
  2. Para iniciarmos a análise de seu projeto de pesquisa, favor preencher o FORMULÁRIO ONLINE.
  3. Após a análise técnico-administrativa finalizada, a CAAPP envia um TERMO DE COMPROMISSO, onde o solicitante se compromete a:

a) Apresentar cópia do Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética da Plataforma Brasil, caso sua
                pesquisa envolva seres humanos.

b) Apresentar cópia da Pesquisa ou trabalho concluído logo após a finalização definitiva do mesmo.

c) Autorizar a CAAPP para fazer uso deste, em seu acervo bibliográfico.

d) Comprometer-se a dar devolutiva aos usuários e trabalhadores envolvidos.

e) Participar de qualquer divulgação dos resultados obtidos nos processos educacionais desta instituição.

1. Na devolutiva do Termo de Compromisso assinado, forneceremos uma DECLARAÇÃO DE INSTITUIÇÃO E INFRAESTRUTURA, validada pelo(a) gestor(a) da Instituição Secretaria da Saúde (Secretário(a) da Saúde), que deve ser anexada na Plataforma Brasil – Sistema CEP/CONEP http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf, caso seu trabalho envolva seres humanos.

A CAAPP se encarrega de notificar oficialmente e formalmente o local de realização da pesquisa (unidade ou serviço de saúde), e também avalia junto ao campo de pesquisa a viabilidade administrativa, de recursos humanos e de espaço físico para o desenvolvimento dos projetos, preservando o interesse público e a missão precípua de garantir o direito constitucional à saúde da população.

Depois de cumpridas as quatro etapas, e de posse da DECLARAÇÃO DE INSTITUIÇÃO E INFRAESTRUTURA assinada pelo Secretário(a) e da CARTA DE ANUÊNCIA DO GESTOR(A) LOCAL assinada pelo gerente da unidade ou serviço, o pesquisador poderá dar início efetivo à sua pesquisa de campo.