São oferecidas anualmente 2 vagas de residência, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, sendo 8.640 horas divididas em três anos sendo 2.880 horas em cada ano com 60 horas semanais.

 

Formar médicos especialistas em psiquiatria capacitados para atuar em todos os níveis de atenção à saúde da Rede de Atenção Psicossocial.

 

Trata-se de curso presencial, integral em que serão desenvolvidas atividades em diversos cenários e inclusive com escala de plantões durante a semana e aos finais de semana.

 

As atividades desenvolvidas pelos médicos residentes estão destinadas a atividades práticas, teóricas, pesquisa e reuniões de Matriciamento com equipe multiprofissional. 

 

Um dos objetivos da residência é preparar o profissional para atuar em qualquer equipamento da Rede de Atenção Psicossocial e para isso o residente participará de atividades com profissionais de diversos campos (Psicologia, Enfermagem, Assistência Social, Terapia Ocupacional e Educação Física entre outros). O trabalho em equipe é fundamental, possibilitando ampliação dos campos de aprendizagem para o aperfeiçoamento do residente.

 

Os campos de práticas são: 

•    Hospital Municipal de Urgência que dispõe de leitos de enfermaria psiquiátrica, leitos de observação psiquiátrica, pronto socorro psiquiátrico e interconsulta psiquiátrica,
•    Unidades Básicas de Saúde com foco na atenção primária ao paciente com transtorno psiquiátrico, 
•    Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto, CAPS Álcool e Drogas e CAPS Infanto-Juvenil e, 
•    Convênios de cooperação, onde os residentes também serão inseridos em instituições parceiras e serviços especializados.

 

O programa de residência exige deslocamentos no município, inclusive no mesmo dia, em que o residente deverá estar presente em determinado equipamento no período da manhã e em outro no período da tarde ou da noite.

 

Os equipamentos que atualmente fazem parte do programa podem ser alterados no decorrer do curso por razões diversas.

 

A frequência exigida nas atividades é de 100%. Em caso de falta, mesmo que justificada, a carga horária e conteúdo programático deverão ser repostos em conformidade com as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica.

 

Em caso de qualquer infração prevista no código de Ética Médica ou Regimento Interno da COREME PMG, será aplicada ao residente a punição determinada que constará no histórico escolar ao término do curso.

 

ESTÁGIOS OPTATIVOS: Conforme a grade do Programa de Residência Médica (PRM), o residente tem direito ao estágio optativo a partir do segundo ano (municipal, estadual, nacional ou internacional).